domingo, 18 de setembro de 2011

Chegada da televisão no Brasil: 61 anos.


Diante da telinha, assistirei ao clássico Corinthians e Santos, no Pacaembú, válido pelo Campeonato Brasileiro. O duelo ocorre na tarde deste domingo, dia 18 de setembro, exatamente no dia em que se comemora mais um ano de fundação deste fantástico veículo de comunicação chamado televisão. A repetição do “ao” deu até rima... Este “quadrado de imagens” que nos prende todos os dias, nem que seja por poucos minutos para ver o noticiário, o jogo de futebol, a novela, o documentário, o filme, enfim, o que acontece em todo o planeta, chegou ao Brasil em 1950, por meio do jornalista e empresário, Assis Chateaubriand. Nascia, então, há 61 anos, a TV Tupi.  

Na época de faculdade, tive a oportunidade de ler o livro “Chatô, o Rei do Brasil” - 730 páginas - escrito pelo jornalista Fernando Morais, em que conta toda a trajetória de um dos homens mais poderosos que o país já teve.



A história de Chateaubriand é impressionante. Quem folheia as primeiras páginas do livro jamais pode imaginar que um menino gago, e pouco interessado nos estudos pudesse ser capaz de tornar-se o dono do maior conglomerado de mídia da América Latina: os Diários Associados. A leitura é recomendável, principalmente para quem quer saber como a televisão chegou ao Brasil.
De volta ao futebol, o confronto entre os alvinegros, que será exibido na telinha (canal fechado) promete ser um bom espetáculo no estádio Paulo Machado de Carvalho. Assim, esperam os torcedores de ambos os clubes. O Peixe está subindo na tabela de classificação, enquanto que o Timão ocupa a 3ª posição, antes do duelo, porque São Paulo e Vasco venceram seus jogos na noite de ontem (sábado). Não tenha dúvida que o time do técnico Tite entrará pressionado contra o time de Muricy Ramalho para retornar à liderança.
Para quem não pode ir ao estádio, as alternativas são: ou ouvir pelo rádio, ou acompanhar pela internet lance a lance ou colocar-se diante da telinha - trazida pelo Chatô na década de 1950 - para ver as imagens do jogo. Que seja um belo espetáculo, afinal, o torcedor que estiver no estádio, independentemente do resultado, logo que chegar em casa, ficará ansioso para ver os lances da partida na televisão. E, se as imagens exibidas na telinha forem favoráveis ao seu time, melhor ainda!

Nenhum comentário: