terça-feira, 29 de março de 2022

É da imprensa? Não pode entrar!

Profissionais de veículos de comunicação de São João da Boa Vista, incluindo jornalistas e radialistas, foram “impedidos” de acessar, entrevistar, gravar, conversar, ou seja, trabalhar no espaço reservado ao auditório e plenário da Câmara Municipal de São João da Boa Vista, na sessão desta segunda-feira, 28 de março.

Tudo porque na sexta-feira, 25, foi publicada no Jornal Oficial do Município uma portaria de autoria do Legislativo solicitando o cadastramento de profissionais de imprensa (rádio, jornal, televisão, blog, site, páginas nas redes sociais, enfim) interessados em fazer a cobertura das sessões.

Em razão de o documento ter sido publicado ao final da tarde de sexta-feira, no site da Prefeitura de São João, o tempo foi insuficiente para que os jornalistas se inscrevessem para participar da próxima sessão.

Assim, na segunda-feira, 28, entrei em contato com a Câmara Municipal, enviei a documentação, porém, naquele momento, já havia sido informado que em todas as dependências do Legislativo a internet passava por problemas de conexão, podendo retornar ou não naquele dia. Não voltou a tempo.

Diante da situação, mesmo assim fui à noite, ao prédio e fiquei acompanhando o andamento da sessão do lado de fora do plenário, até porque o auditório já estava todo ocupado de manifestantes revoltados com os valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Aliás, situação que dura semanas.

Em um dos intervalos, acessei o auditório para convidar uma manifestante para gravação de um depoimento para o “Jornal da Piratininga”, exibido em todas as manhãs, das 7h às 8h, na Rádio Piratininga, mas o segurança, até que de forma educada, disse que profissionais de imprensa não poderiam ingressar naquele espaço em razão da proibição adotada pela Câmara Municipal.

Sem bater boca, sem discussão, entendi o lado do profissional da segurança e gravei do lado externo com uma manifestante que não se cansa de tentar reverter o valor da cobrança do IPTU e deixei o Legislativo sanjoanense para editar o material e colocá-lo no ar manhã seguinte, na Rádio Piratininga.

Deu certo. Mas, apenas quero registrar que não consigo entender esse tipo de posicionamento considerado antidemocrático na Câmara de São João. Esse incômodo causado pela presença de jornalistas pode dar a impressão de que possa existir algo “errado”. O que prefiro não acreditar. 

Contudo, “proibir o acesso” de profissionais que estão ali para buscar informações de interesse público, em pleno 2022, é um retrocesso GIGANTE.

 

 

 

Nenhum comentário: