terça-feira, 16 de novembro de 2021

Escola Anésia Mattos promove atividades na Semana da Consciência Negra


A Escola Estadual Professora Anésia Martins Mattos, situada na Vila Conceição, realiza até sexta-feira, 19 de novembro, diversas atividades voltadas à Semana da Consciência Negra, em São João da Boa Vista.  

Dentre as atividades, a programação inclui oferecimento de cortes de cabelos gratuitos para os alunos da escola, na terça e quarta-feira, em trabalho executado por diferentes profissionais do ramo de beleza da cidade.

Na manhã de quinta-feira, 18, a partir das 8h30, está agendada a realização do 1º Simpósio “Valorização do Negro de São João da Boa Vista”, com a participação de personalidades de destaque na cidade.

O evento tem a presença confirmada do radialista e apresentador de TV, Toni Marques, do escritor Pedro Scarabello, da enfermeira Mirtes Batista, do vereador Luís Carlos Domiciano (Bira), dos professores de educação física Marcos Paulo Pereira (Marcão da Capoeira) e Augusto Daniel da Costa (Gustão), além da supervisora de ensino Mariangêla Jacomini.

 Na sexta-feira, 19, 8h30, o público assiste a uma palestra especial da ex-aluna Fernanda Hellen Rocha, que venceu, em 2019, o prêmio de “Melhor Aluna da Escola Pública”. Na sequência, o cantor e compositor Cauã Paixão, acompanhado de seu grupo musical, apresenta o melhor do samba e pagode na quadra da escola.

 A programação se encerra com uma feijoada, patrocinada por diversos colaboradores, e a transmissão do evento na página da unidade escolar, no facebook, pelo jornalista Marcelo Gregório. “Agradecemos a todos os voluntários e colaboradores, que nos apoiaram para a realização do evento”, pontua a professora e coordenadora pedagógica da escola, Estefânia de Moura.

 Localizada à rua Juvenal Nogueira, 27, Vila Conceição, a Escola Anésia Martins Mattos conta com 155 alunos distribuídos nos ensinos fundamental e médio, sob a direção da professora Flávia Maria de Oliveira.

Professora Anésia

Filha de Antonio Gomes Martins e Maria Isabel dos Santos Martins, professora Anésia Martins Mattos nasceu em 17 de janeiro de 1888, em São João da Boa Vista (SP).

 Após terminar os estudos, em 1901, Anésia recebeu o convite para estudar no município de Piracicaba (SP). Após o retorno a São João, em 1907, era, na época, a primeira mulher sanjoanense a ter o diploma de professora normalista, ocasião em que passou a lecionar, como substituta, no grupo escolar Joaquim José.

Casou-se com o advogado Jonathas Mattos, em 1910, assinando o nome de Anésia Martins Mattos e voltou a Piracicaba. Em 1923, novamente em São João, monta na sua própria casa, na Rua Teófilo Ribeiro de Andrade, um externato para meninos e meninas. Logo a seguir, funda o Jardim de Infância da cidade e o primeiro curso de alfabetização para adultos no período noturno.

Ela também lecionou na Escola Mista de São João, que mais tarde receberia o nome de Escola Estadual Anésia Martins Mattos, como forma de homenagem ao importante trabalho realizado no município.

Professora Anésia morreu em 1955. 

 

Nenhum comentário: