domingo, 26 de fevereiro de 2012

Expectativa: Comitê Organizador da Copa 2014 vistoria São João da Boa Vista

                                   
Manhã de sábado (25), precisamente às 9h20. Este foi o momento em que os pneus do avião tocaram sobre a pista do aeroporto de São João da Boa Vista (SP) trazendo os membros do COL - Comitê Organizador Local da Copa de 2014 – e do Comitê Paulista para a vistoria na Sociedade Esportiva Sanjoanense, no CIC - Centro de Integração Comunitária -, e no Palmeiras Futebol Clube, locais que poderão servir como Centro de Treinamento de Seleções, durante o Mundial, daqui a dois anos. Em cada clube, a avaliação durou em torno de uma hora e quinze. Agora, todos os dados coletados serão avaliados criteriosamente pelo COL, órgão da FIFA.

Na chegada ao aeroporto, o prefeito Nelson Nicolau e a vice-prefeita Elenice Vidolin recepcionaram a coordenadora executiva do Comitê Paulista, Raquel Verdenacci e André Belo, coordenador do COL. Em seguida, todos partiram rumo à Sociedade Esportiva Sanjoanense, local da primeira vistoria. Antes da chegada a rubro-negra, durante o trajeto, os visitantes puderam conhecer alguns pontos da região central da cidade. Assim que chegaram ao clube, a cúpula da diretoria já aguardava com certa ansiedade pela inspeção.

O presidente Paulo Hoffman preparou uma série de documentos, incluindo a planta do clube com todas as informações exigidas. Ele também respondeu o questionário sobre a estrutura, e aproveitou para reforçar uma grande marca do clube e da cidade: o fato de a Esportiva ter sido o único clube do planeta a revelar dois capitães que levantaram a Taça de um Mundial. No caso, Belini em 1958 (Suécia) e Mauro em 1962 (Chile).

Após a reunião, os avaliadores foram para a prática. Eles mediram as dimensões do campo, fizeram fotos dos vestiários, inspecionaram a academia de ginástica, sauna, sala de imprensa, enfim, todo o clube. 

Terminada a vistoria na Esportiva, os coordenadores dos Comitês seguiram para o outro lado da cidade, com destino ao CIC - Centro de Integração Comunitária -, área da Prefeitura. O diretor de Esportes, Sebastião Álvaro Galdino, apresentou todo o material para a vistoria, respondeu ao questionário e, depois conduziu os integrantes do COL e Comitê Paulista para a verificação da estrutura. Gramado, sistema de drenagem, situação do solo, vestiários, ginásio, piscina, arquibancada foram inspecionados. Ao coordenador da vistoria, Galdino explicou que o local está passando por reformas, o que ficou comprovado pelos avaliadores.

Segundo o Governo do Estado anunciou recentemente, haverá uma linha de financiamento especial para projetos relacionados à Copa com recursos que poderão ser captados por meio da Lei de incentivo ao Esporte. A taxa de juros do empréstimo oferecido pela Agência de Fomento Paulista é de 2% ao ano mais IPC, fazendo a mais baixa do mercado. Já o valor captado por meio da Lei foi ampliado para R$ 2,2 milhões. “Isso traz oportunidades de financiamento para que nossos hotéis sejam reformados e os nossos clubes privados e da Prefeitura, busquem recursos para melhorar a qualidade” destacou Nelson Nicolau.

A terceira e última parada ocorreu depois do almoço, no Estádio Getúlio Vargas Filho, o Campo do Palmeiras. O diretor do clube, José Cláudio Ferreira, e o coordenar de Esportes do clube, Rodolfo Felipe, recepcionaram os membros do COL e Comitê Paulista e mostraram todas as instalações, desde os vestiários à situação do solo. As diretorias do Palmeiras e Esportiva e o prefeito Nelson Nicolau demonstraram otimismo em relação ao que São João pode oferecer. “Nós estamos com todas as condições. O que vai acontecer é outra história”, disse o prefeito.

O Estado de São Paulo possui até o momento, 80 Centros de Treinamentos candidatos em 43 municípios. O processo de seleção seguirá até 2013. A relação definitiva será divulgada no primeiro semestre do ano que vem e distribuída às seleções. “Valorizar a própria cidade e mostrar São João para o Brasil e para o mundo. Com isso você atrai turista e empresários que descobrem a cidade. O mais importante é isso, alta estima da cidade”, destacou o prefeito.

As próximas vistorias serão realizadas nos hotéis indicados com data a ser definida pelo COL. 




Nenhum comentário: