quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Pólo da UAB de São João oferece cursos gratuitos de ensino superior à distância

Termina segunda-feira (30), o prazo para o preenchimento das inscrições dos cursos gratuitos de graduação à distância em Pedagogia e Matemática, no Pólo da UAB – Universidade Aberta de São João da Boa Vista. Ambos os cursos, ministrados pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) oferecem 50 vagas cada, destinadas apenas para professores da rede pública com cadastro na Plataforma Freire do MEC e para quem prestou o ENEM - Exame Nacional de Ensino Médio – em 2010 ou 2011.

As inscrições estão disponíveis no site: www.vestibular.ufop.br (no link INSCREVA-SE AQUI). Após responder aos questionamentos, é necessário gerar o boleto no valor de R$ 10 reais, e efetuar o pagamento na agência bancária para a confirmação no processo seletivo.

O curso à distância é interessante porque o aluno pode estudar em sua residência, no horário que melhor atender às suas necessidades. Pela internet, ele tem um tutor à distância que interage e orienta as necessidades durante o curso. Caso o aluno tenha dúvida ou dificuldade de acesso com as matérias, basta procurar o Pólo - localizado à Rua Riachuelo, 444, Centro de São João da Boa Vista - que conta com um Laboratório com 30 computadores equipados com internet e mais tutores presenciais que darão o suporte necessário ao aluno. Assim como no curso presencial, a graduação em Pedagogia tem duração de 4 anos e o curso de Matemática tem a duração de 4 anos e meio.

A avaliação é feita após atividades postadas na plataforma, participação em fóruns e chats, assiduidade de acesso, avaliação escrita, auto-avaliação, dentre outros recursos. A realização das aulas presenciais obrigatórias é desenvolvida no Pólo, sendo que as datas são definidas de acordo com o plano de ensino de cada disciplina e o do calendário acadêmico do curso podendo ser desenvolvida em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados.

- Antes da Universidade Aberta, para o sanjoanense fazer um curso de graduação em universidade pública, tinha que viajar ou mudar para grandes centros universitários públicos, gratuitos e de qualidade. Hoje, com o Pólo sediado em São João da Boa Vista, é possível se tornar aluno matriculado com todos os direitos como: acesso à carteirinha de estudante, acesso online, documentos, declarações, material didático gratuito e diploma reconhecido pelo MEC – Ministério da Educação – sem nenhum custo ou deslocamento, destacou a coordenadora do Pólo, Eloísa Rodrigues Matielo.

Nenhum comentário: