sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Theatro Municipal: que venha o povão!


Faz tempo que venho comentando que o Theatro Municipal é do povo, da massa, do rico, do pobre, do negro, do branco, enfim, é de todos. Não tem essa de que a nata e a classe alta são privilegiadas no sentido de adentrar e ocupar os melhores lugares do quase centenário patrimônio de São João da Boa Vista. Aliás, quem pensa assim, pensa de maneira equivocada. O prédio está, sim, de portas abertas a população porque pertence à Prefeitura. É apenas administrado pela Associação dos Amigos do Teatro (AMITE).

Conheço muita gente que passa em frente ao local, vê os cartazes anunciando espetáculos, no entanto, nunca chegou a pisar nas dependências instaladas na praça da Catedral, região central da cidade. Será que essas pessoas acham que não podem entrar? Bom, se for isso, volto a afirmar: os donos do Theatro são o povo.

Desta forma, faço o convite para que, quem nunca assistiu ou faz tempo que não assiste alguma atração no Theatro, para que prestigie a imperdível Semana Guiomar Novaes, que chega a sua 36ª. O evento ocorre de 14 a 22 de setembro, com atrações eruditas e populares. Renomados artistas estarão no evento totalmente gratuito.

Uma das novidades é a cantora Luiza Possi. A filha de Zizi Possi virá a São João com sua banda para o encerramento da programação. Outros destaques são  o talentoso pianista Hércules Gomes, e as cantoras Cida Moreira e Monica Salmaso. A Orquestra Jazz Sinfônica de São João também marcará presença.

Como anunciado, será uma semana inteira de atrações promovida pela da Secretaria de Estado da Cultura, APAA (Associação dos Amigos da Arte) e Prefeitura.
Segue, abaixo dia e horários das apresentações:

Segue abaixo dia e horários das apresentações:
A abertura será no dia 14, às 20h30, com a Cia de Ópera Cléber Papa, com o espetáculo “Guiomar Novaes, Um Encontro com suas Influências Musicais”. 

No domingo, dia 15, no mesmo horário, sobem ao palco do Theatro Municipal, Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Aires, com o musical “Alma Lírica Brasileira”. 

A programação destaca para o dia 16, às 20h30, a Cia Paraladosanjos, com a peça “O Imprevisível Circo da Lua”. 

No dia 17, às 9h30 e 15h30, será apresentado o espetáculo infantil “Operilda na Orquestra Amazônica”, com a atriz Andrea Bassit. À noite, às 20h30, os pianistas Claudio Richerme e Eudóxia de Barros interpretam “Concertos de Piano”, uma homenagem a Guiomar Novaes. 

Às 20h30 do dia 18, será apresentado o espetáculo “Uma Viagem por Todos os Tempos”, com a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista. 

A apresentação do dia 19 será às 9h30 e 15h30, novamente, com a peça infantil, “Operilda na Orquestra Amazônica”, com Andrea Bassit. Às 20h30, se apresenta o pianista Hércules Gomes. 

A cantora Cida Moreira é a atração do dia 20, com o musical “Cabarect”. A apresentação será às 20h30. 

No dia 21, às 20h30, a Companhia Brasileira de Danças Clássicas mostra ao público, o ballet “Outono”. 

O encerramento será no dia 22, às 18h30, com a cantora Luiza Possi. 

Exposições
Bens Culturais, Bens Arqueológicos - Pontes entre o Passado e o Presente 
Local: Espaço Cultural Fernando Arrigucci
Dia: segunda a sexta-feira 
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 19h

Bienal Estadual do SESI - 1ª Mostra Vídeo Arte - 2ª Mostra Fotografia
Local: SESI São João da Boa Vista, 
Dia: segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Contador de Histórias - Guiomar, a Menina do Nariz Arrebitado – Rô Nogueira
Local: Centro Cultural Pagu
Dia: segunda e sábado
Horário: das 9h às 17h

Guiomar Novaes 
Local: Museu Histórico Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira
Dia: quarta a sexta-feira
Horário: das 9h às 18h e das 14h às 18h 




Nenhum comentário: