Com frequência tenho lido e assistido opiniões de profissionais de comunicação dizendo sobre a baixa audiência registrada em tradicionais programas de televisão.
Muitos desses profissionais,
especialistas no assunto, dizem que os formatos de novelas, jornais, programas
de auditório, enfim, precisam mudar para fazer com que o telespectador fique
posicionado em frente ao aparelho de TV.
Porém, não mencionam em
momento algum que o mundo passa por uma grande evolução tecnológica. Aquele
lance de sentar-se à poltrona, e esperar pela exibição da grande notícia no
Jornal Nacional, não existe mais.
A internet entrou em cena e
faz tempo. Os “furos”, que são as primeiras informações, hoje, podem ser dados
por qualquer pessoa por meio de um simples e modesto aparelho celular, mesmo
que seja com imagem ruim, texto mal escrito. Não importa. O conteúdo chegou.
De nada adiante mudar este ou
aquele formato de programa de entretenimento ou jornalístico. A verdade é que a
televisão se deparou com um concorrente poderosíssimo, que prendeu a atenção do
antigo telespectador com incontáveis opções.
Conheço muita gente que não
assiste mais televisão. Tem gente que liga o aparelho, mas fica de olho no
celular. Por quê? É porque a internet oferece tudo que a mídia tradicional tem
e um muito mais.
Diante de toda essa situação,
pergunto: você acha que com todo o conglomerado oferecido pela internet a
pessoa vai se colocar à frente da TV para consumir o que as emissoras querem,
sendo que é possível ver algo mais interessante e relevante no celular ou
notebook?
Claro que não. A televisão não
acabou e nem irá acabar.
Mas, a espera pela grande notícia na poltrona, essa sim, acabou.
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