quinta-feira, 10 de setembro de 2020

43ª Semana Guiomar Novaes terá como destaque Concurso de Piano online


Este ano, a 43ª Semana Guiomar Novaes, tradicional evento realizado em São João da Boa Vista (SP), vai acontecer de forma online, por enquanto, apenas com a realização de um Concurso de Piano, de 24 a 31 de outubro, com exibições pela Plataforma #CulturaEmCasa.

O evento, que presta homenagem à pianista sanjoanense reconhecida internacionalmente, é organizado pelo governo estadual, Prefeitura e Associação Paulista dos Amigos da Arte (Amigos da Arte).

Provavelmente a única atração da programação, o concurso irá reunir candidatos acima de 18 anos. As inscrições estão abertas até o dia 28 de setembro, e podem ser preenchidas no site www.juntospelacultura.org.br.

Vinte pianistas do Estado de São Paulo, divididos nas categorias Piano Erudito e Piano Popular, serão selecionados. 

O concurso terá três etapas: Prêmio Piano (1), Prêmio do Público (2) e Prêmio Guiomar Novaes (3). Na fase inicial, os jurados irão avaliar os materiais no período de 29 de setembro a 8 de outubro, ocasião em que será observada a performance dos candidatos no vídeo.

Com a pontuação final podendo variar de zero a dez, os candidatos que obtiverem pontuação inferior a cinco pontos serão desclassificados. Na Etapa 2, os 20 pianistas premiados na fase anterior terão os vídeos disponibilizados na Plataforma #CulturaEmCasa no período de 10 a 14 de outubro.

A votação popular irá acontecer no mesmo mês, com as datas a serem definidas e divulgadas pela Amigos da Arte. O pianista responsável pelo vídeo mais votado será vencedor com o Prêmio do Público.  

Semana Guiomar Novaes

A Etapa 3 está programada para o Theatro Municipal de São João, de 24 a 31 de outubro, será realizada durante a 43ª Semana Guiomar Novaes, com gravação e transmissão pela Plataforma #CulturaEmCasa.

Os 20 pianistas selecionados deverão comparecer para a apresentação final, de acordo com cronograma previamente estabelecido, com autorização do Plano São Paulo. Caso não seja possível de forma presencial, o evento será executado somente online.

O júri, com especialistas na área, será formado por seis membros de notória experiência. Eles serão divididos nas duas categorias: popular e erudito.

Prêmios  

Os vencedores da Etapa 1 – Prêmio Piano SP - irão receber R$ 2.500,00. Na Etapa 2 - Prêmio do Público - os valores serão de R$ 5.000,00. Na Etapa 3 – Prêmio Guiomar Novaes - os prêmios são de 15 mil para o 1º lugar, 10 mil para o 2º colocado e 5 mil para a terceira posição.   

A pianista

Guiomar Novaes, pianista renomada, nasceu em São João da Boa Vista (SP), em 1894. A sanjoanense viajou pelo mundo e participou de concertos de destaque em diversos países europeus:  Inglaterra, França, Suíça, Itália e Alemanha.

No Brasil, a musicista se apresentou nos teatros municipais de São Paulo e Rio de Janeiro. A morte da ilustre filha de São João foi registrada na capital paulista, no dia 7 de março de 1979.

Dois anos antes de sua morte, ela foi homenageada no município onde nasceu, com a realização da 1ª Semana Guiomar Novaes, iniciada em 1977.  

 

Nenhum comentário: