sexta-feira, 19 de setembro de 2014

“Narizinho, a Menina do Nariz Arrebitado” é atração neste domingo, na praça do Jardim Europa, durante a 37ª Semana Guiomar Novaes em São João da Boa Vista (SP)


Ao todo, são duas apresentações que serão realizadas nos domingos, 21 e 28, nas praças do Jardim Europa e Nova República

Um dos maiores sucessos do escritor Monteiro Lobato, a história de “Narizinho, a Menina do Nariz Arrebitado”, será encenado neste domingo, dia 21, às 16h, na praça Jair Januzzi, no Jardim Europa, em São João da Boa Vista. A apresentação integra a programação oficial da 37ª Semana Guiomar Novaes, realizada pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) em parceria com a Prefeitura. 

Sob a coordenação da arte-educadora e contadora de histórias Rosângela Nogueira, o espetáculo tem 60 minutos de duração e mostra como o escritor Monteiro Lobato se inspirou na pianista sanjoanense para elaborar a personagem Narizinho. 

Com cenário adequado, a exibição ainda destaca a valsa “Jardim de Infância”, composta por Guiomar Novaes, na época em que tinha apenas nove anos de idade. A história conta com a participação da atriz e bailarina Bia Marçola, que ilustrará Guiomar Novaes na infância, ao som da música “Narizinho”, de autoria de Sergio Sá. A coreografia é da diretora de teatro da Escola Domingos Teodoro de Oliveira Azevedo, Stella Pellis Delarolle Bensebaa.

No estilo voz e violão, a canção “Narizinho”, de Ivan Lins, terá a interpretação da conhecida musicista Cláudia Sarti. Outra novidade é a encenação de Guiomar na fase adulta - consagrada em âmbito internacional-, na interpretação da colaboradora Leide Gomes.

De acordo com a coordenadora Rosângela Nogueira, o objetivo da contação de história ilustrada é fazer com que as crianças conheçam parte da trajetória de Guiomar Novaes e a importância da pianista tanto na música quanto na literatura. “Narizinho é muito difundida no universo infantil. Com este formato de apresentação, as crianças terão ‘outro olhar’ para a personagem. Espero que este momento desperte o incentivo à leitura das obras de Monteiro Lobato, e que toda vez que as crianças ‘encontrarem’ Narizinho nas linhas dos livros, imaginem que ela era, de fato, uma menina real com um talento que conquistou o mundo”, afirma.

A próxima apresentação ocorre no dia 28, às 16h, na praça Benedito Galli, no Jardim Nova República. 

Nenhum comentário: