quinta-feira, 12 de junho de 2014

É assim que tem que ser

Bandeira pendurada na garagem, irmãos, pais, cunhadas e sobrinhos uniformizados de verde e amarelo e, claro, muito barulho. Assim, assisti a vitória do Brasil, por 3 a 1, sobre a Croácia na abertura da Copa do Mundo. Apesar do resultado favorável, a seleção brasileira não apresentou um futebol de alto nível. 

Talvez a estreia em casa diante de um público de sessenta mil torcedores tenha pesado um pouco. Mas, sinceramente, não acredito nisso porque todos os jogadores são profissionais e estão mais do que acostumados a encarar jogos decisivos. O que realmente ocorreu já era esperado por muitos. A Croácia não venceria o Brasil, mas o jogo não seria moleza. E não foi. 

Quando o meu xará, Marcelo, um dos melhores alas do mundo, empurrou a bola para o fundo da rede de Júlio César, houve preocupação. Até porque, se a proposta dos croatas era contra-atacar ainda no zero a zero, quando saíram na frente recuaram ainda mais e dificultaram a chegada do time de Felipão ao ataque. Ainda bem que o Brasil tem talentos como o diferenciado Neymar, autor de dois gols, e o eficiente Oscar, um dos melhores em campo e o responsável por fechar o placar.

Após o jogo, li alguns comentários nas redes sociais que alegavam que o árbitro da partida teria favorecido o Brasil devido ao pênalti inexistente em cima de Fred. Também concordo que não houve absolutamente nada. Só não sou a favor de que os corneteiros de plantão transfiram a culpa ao juiz e digam que Copa está comprada. Chega a ser mais que tremendo absurdo. Não acredito. Se não querem torcer para o Brasil, que não digam besteiras.

Aos baderneiros que querem protestar contra o maior evento esportivo do mundo realizado por aqui, que por sinal consumiu muita grana de nosso bolso, entendo que não é promovendo quebra-quebra e prejudicando a população com greves oportunistas que o país irá melhorar. Há formas muito mais inteligentes e eficazes de mudar a nação. 

Aqui em casa, por exemplo, eu e meus familiares iremos continuar torcendo para que o Brasil seja hexacampeão, sem dúvida. Quanto às melhorias que nós e os milhões de brasileiros precisamos, em outubro teremos uma grande oportunidade para decidirmos o que iremos fazer com consciência e sabedoria. 

Um comentário:

Unknown disse...

Palavras muito bem colocadas, sutil porém profundo...Parabéns pela publicação, falou pouco e disse tudo! R.Mariah Campos.