quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Com renomados espetáculos, 36ª Semana Guiomar Novaes começa neste sábado em São João da Boa Vista


Cheia de novidades e atrações de peso, a 36ª Semana Guiomar Novaes começa neste sábado, 14, às 20h30, no Theatro Municipal de São João da Boa Vista. Para a abertura oficial é aguardada a presença do secretário estadual de Cultura Marcelo Mattos de Araújo, bem como o prefeito Vanderlei Borges de Carvalho e representantes da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Em seguida, a plateia assistirá ao espetáculo “Guiomar Novaes, Um Encontro Com Suas Influências Musicais”, na interpretação da Companhia de Ópera dirigida pelo produtor cultural Cléber Papa. Nesta apresentação, cantores e músicos irão executar duetos e obras de Beethoven, J.S. Bach, H. Villa-Lobos, entre outros que a compositores admirados pela pianista sanjoanense.

Com entrada gratuita todos os dias, a Semana Guiomar Novaes ocorre de 14 a 22 de setembro no Theatro Municipal. A programação ainda inclui exposições no Espaço Cultural Fernando Arrigucci, SESI, Centro Cultural Pagu e Museu Histórico e Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira.  Criado em 1977, o evento é realizado pela Prefeitura de São João da Boa Vista, Governo do Estado de São Paulo e Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Neste ano, uma das novidades é a cantora Luiza Possi, que fará o encerramento no dia 22, às 18h, no Theatro Municipal. A filha de Zizi Possi trará a São João, o show “Seguir Cantando”.

Outro destaque é o pianista Hercules Gomes, no dia 19. Vencedor de prêmios importantes e apresentações no Brasil e exterior, o capixaba acaba de lançar o seu primeiro trabalho “Pianíssimo”. As composições e arranjos trazem fotografias panorâmicas do piano brasileiro.
Às crianças, a programação reserva o respeitado show “Operilda na Orquestra Amazônica”, que tem o objetivo de contar a história da música erudita brasileira durante cinco apresentações marcadas para os dias 17, 18 e 19. Elogiado pela crítica, o espetáculo recebeu 6 indicações para o Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem, que é o único da América Latina voltado à categoria. 

Segundo o diretor de Cultura, Beto Simões, a ideia é agradar a todos os gostos com atrações eruditas e populares, além da programação paralela.  “Pretendemos que a Semana Guiomar Novaes tenha um cunho cultural mais amplo sem focar exclusivamente os eventos clássicos e que também atinja as diferentes faixas etárias. Com a Secretaria de Estado da Cultura e da APAA, conseguimos eventos de música erudita, música popular nas suas variadas tendências: circo, teatro, concertos de piano e a apresentação da nossa Orquestra Jazz Sinfônica”, diz.

  
Programação

Dia 14, sábado, 20h30 - abertura oficial - Cia de Ópera Cléber Papa e o espetáculo “Guiomar Novaes, Um Encontro com suas Influências Musicais”.
Dia 15, domingo, 18h - Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Aires, com o musical “Alma Lírica Brasileira”.
Dia 16, segunda-feira, 20h30 - Cia Paraladosanjos, com a peça “O Imprevisível Circo da Lua”.
Dia 17, terça-feira, 9h30 e 15h30 - “Operilda na Orquestra Amazônica”, espetáculo infantil com Andrea Bassit.
Dia 17, terça-feira, 20h30 – “Concertos de Piano”, com Claudio Richerme e Eudóxia de Barros.
Dia 18, quarta-feira, 20h30 - “Uma Viagem por Todos os Tempos”, com a Orquestra Jazz Sinfônica de São João da Boa Vista.
Dia 19, quinta-feira, 9h30 e 15h30 - “Operilda na Orquestra Amazônica”, espetáculo infantil com Andrea Bassit.
Dia 19, quinta-feira, 20h30 - pianista Hércules Gomes.
Dia 20, sexta-feira, 20h30 - cantora Cida Moreira, com o musical “Cabarecht”.
Dia 21, sábado, 20h30 - Companhia Brasileira de Danças Clássicas e o ballet “Outono”.
Dia 22, domingo, 18h - cantora Luiza Possi.

Exposições

Bens Culturais, Bens Arqueológicos - Pontes entre o Passado e o Presente
Local: Espaço Cultural Fernando Arrigucci
Dia: segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 19h

Bienal Estadual do SESI - 1ª Mostra Vídeo Arte - 2ª Mostra Fotografia
Local: SESI São João da Boa Vista,
Dia: segunda a sexta-feira
Horário: das 9h às 12h e das 14h às 17h

Contador de Histórias – “Guiomar, a Menina do Nariz Arrebitado” – Rosângela Nogueira
Local: Centro Cultural Pagu
Dias: 16 e 21 - segunda e sábado
Horário: das 9h às 17h

Exposição “Guiomar Novaes”
Local: Museu Histórico Pedagógico Dr. Armando de Salles Oliveira
Dia: quarta a sexta-feira

Horário: das 9h às 18h e das 14h às 18h 

Nenhum comentário:

Postar um comentário