sexta-feira, 13 de maio de 2011

Palestra sobre Abolição da Escravatura

Luis Gama


O dia 13 de maio é marcado pela Abolição da Escravatura em 1888. Em São João da Boa Vista, será ministrada nesta sexta-feira, às 19h30, na Casa do Advogado, uma palestra que discutirá o tema: “Origem da Exclusão Social, Inclusão Social e suas Conseqüências”. A palestra será proferida pelo presidente da Comissão da Igualdade Racial da OAB/SP, Dr. Eduardo Pereira da Silva. O evento é aberto ao público.


O Objetivo é levar à sociedade uma reflexão sobre a Abolição da Escravatura. A Lei Áurea traz conseqüências boas e ruins à comunidade negra até os dias de hoje.

Segundo Maria de Lourdes Oliveira Juvêncio, advogada; presidente da Comissão do Negro e Assuntos Anti-discriminatórios da 37ª subseção da OAB/SP; e assessora jurídica da Associação Amigos do Luiz Gama, o racismo ainda existe. Por isso, existe a necessidade da discussão e reflexão. “No Brasil, lidamos com a terminologia e não com a atitude que ela representa e reflete. Então, é muito complicado tratar da discriminação pela confusão que envolve a discriminação e o preconceito. As pessoas acham que é meramente social e não racial e, então, desconsideram, como se fizesse diferença se, por exemplo, discrimino alguém por ser negro ou por ser pobre e, em muitas vezes no caso do negro, as duas coisas”, afirmou.

Segundo a advogada, existe sim, solução para o racismo no Brasil. “A meu ver, deveríamos ter uma discussão ampla da sociedade a respeito do racismo, da discriminação e do preconceito. Assim, haveria um respeito maior aos direitos civis do negro, enquanto cidadão comum”, destacou.

A Casa do Advogado fica à Rua Carlos Kielander, 25 - Centro de São João da Boa Vista.

Nenhum comentário: