sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

São João na Copa de 2014

Não é sonho, mas sim, realidade. São João da Boa Vista poderá ser incluída no roteiro da Copa do Mundo de 2014, como uma das cidades sub-sedes. É o assunto do momento, nas principais rodas de discussão. O prefeito Nelson Nicolau esteve em São Paulo, na tarde de quarta-feira (16), onde participou do lançamento do projeto “Cidade Base”, evento realizado no Museu do Futebol, no Pacaembu, onde foram apresentados os 37 municípios paulistas que são candidatos a hospedar as seleções internacionais durante a Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.


O evento contou com a presença do ex-jogador Ronaldo “Fenômeno”, que foi nomeado como membro do Comitê Paulista da Copa do Mundo de 2014; além do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB); do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM); do presidente da CBF, Ricardo Teixeira; do presidente da Federação Paulista de Futebol, Marco Polo del Nero; e do presidente do Corinthians, Andrés Sanches.
Na cerimônia foi apresentado o book “Cidade Base”, um material com 122 páginas que traz informações técnicas de ofertas em infra-estrutura esportiva, hoteleira, proximidade com aeroportos e de logísticas das 37 cidades pré-selecionadas pelo Comitê Organizador Local (COL) para receber as delegações internacionais durante a competição.
Para São João ocupar a lista com os 37 municípios paulistas, candidatos, o prefeito Nelson Nicolau recebeu um questionário emitido pelo Comitê Organizador com rígidas exigências relacionadas à estrutura que a cidade oferece. Vale ressaltar que, caso São João seja escolhido como município sub-sede, a Prefeitura não irá construir nada relacionado a estádios de futebol, por exemplo.
 

Estádio Oscar de Andrade Nogueira  (SES). Aqui foram revelados Mauro e Belini

Os centros de treinamentos utilizados serão os da Sociedade Esportiva Sanjoanense e do Palmeiras Futebol Clube. “Dificilmente você encontra um clube como a Esportiva que oferece diversos campos para treinamento. A arquitetura é bonita, o ambiente é saudável, existe sauna, salão de festas, modernos equipamentos de academia, quadras de tênis, bares, enfim. É uma estrutura bem localizada com apelo ambiental em função do rio que cerca o clube.
O Palmeiras Futebol Clube também tem uma excelente estrutura: iluminação no estádio, vestiários equipados, a sede com moderníssimos aparelhos, parque aquático amplo. Ainda temos o Clube Mantiqueira, que possui uma estrutura menor, mas de qualidade, e o estádio do CIC. Os hotéis instalados em São João da Boa Vista e Águas da Prata oferecem total conforto para os hóspedes e atendem todas as exigências do Comitê da Copa”, disse o prefeito.
Os presidentes Paulo Hoffman (SES) e Paulo Fermozelli (Palmeiras) logo que acionados pela Prefeitura, prontamente se colocaram à disposição no sentido de fornecer todas as informações possíveis para que os dois clubes sejam utilizados como centros de treinamentos.

Estádio Getúlio Vargas Filho (Campo do Palmeiras)

Segundo as regras do COL, caberá às próprias seleções e a FIFA a escolha dos centros de treinamentos após as apresentações de todas as opções às delegações.
“Nós não temos condições de sediar os jogos, mas podemos estar no roteiro de diversas maneiras. Além da estrutura oferecida, podemos nos utilizar de dois fatos que, no mundo, só São João têm: dois capitães da Seleção Brasileira, que ergueram a Taça da Copa do Mundo de 1958 (Belini, na Suécia) e de 1962 (Mauro, no Chile). Ambos foram revelados para o futebol, jogando pela Sociedade Esportiva Sanjoanense. Na ocasião, depois do sucesso com a camisa rubro-negra, Mauro foi negociado com o Vasco e Belini com São Paulo” destacou Nelson Nicolau.
Vale ressaltar que o país pentacampeão mundial já tem as 12 sedes definidas pela FIFA para 2014: (Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Natal (RN), Recife (PE) e Salvador (BA). Em breve serão definidas as sub-sedes e São João está na disputa.

Nenhum comentário: