segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Carnaval de São João com três Escolas de Samba


O Carnaval de Rua de São João da Boa Vista terá em 2011, três Escolas de Samba. Elas descerão a Avenida Dona Gertrudes no domingo (6) e na terça-feira (8), onde serão avaliadas pelos jurados e, principalmente pelo público.
Os preparativos nos barracões, onde são produzidas as fantasias seguem a “mil por hora”. Faltando poucos dias para que cada uma das Escolas entre na “passarela do samba”, a correria é inevitável.
Representante da Vila 1º de Maio, à Mocidade, Unidos da Vila; foi fundada em 1988, e é a Escola que tem mais títulos conquistados. A atual campeã recebeu da Prefeitura, uma verba de 15 mil reais. O tema escolhido pela diretoria envolve o “Aquecimento Global”. Com suas tradicionais cores verde e rosa, o objetivo é fazer um bom Carnaval e manter o título.
Criatividade não falta. A Guerreiros da Paz, conhecida como a “caçulinha” entre as agremiações irá mostrar na avenida mais famosa de São João, o tema “O Boi Bumba de Paraitinga”. Fundada em 2003, com as cores azul, verde e branco, a representante do Durval Nicolau recebeu 13.500 reais para preparar o conteúdo. Ao longo da história, a Guerreiros tem um título conquistado.
A Sol Nascente, do presidente Valdemar do Nascimento, quer contar histórias de Monteiro Lobato: “Uma incrível Viagem ao Mundo da Fantasia”. O Sítio do Pica-Pau Amarelo será enfatizado durante o desfile. Por ter ficado com a terceira posição em 2010, a representante do Santo Antonio embolsou 12 mil reais. Com 22 anos de atividades, a Escola recebe as cores: preto, vermelho e dourado.

Regras 
 
Tanto no domingo quanto na terça-feira, o desfile terá início na Praça Coronel José Pires, seguindo pela Dona Gertrudes, encerrando-se na esquina da Praça Catedral. Todo o percurso possui 700 metros. Assim que entrar na Avenida, cada escola terá um tempo de 70 minutos (1hora e 10 minutos). A entrada e saída serão controladas por cronômetros. A cada minuto de atraso será descontado 1 ponto. Essa perda também valerá se a escola ultrapassar o tempo permitido dentro da avenida. Cada escola poderá entrar na avenida com no mínimo 140 de componentes. Caso não cumpra a pena é de 10 pontos perdidos. A ala das baianas deve ser composta por no mínimo 10 membros, enquanto que comissão de frente tem a obrigação de colocar 08 componentes. Em ambas as alas, se houver descumprimento do número de componentes a escola será penalizada com 1 ponto.
O corpo de jurados será contratado pela Prefeitura.  Eles irão avaliar os seguintes quesitos: Bateria, Harmonia, Evolução, Melodia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, Letra, Fantasia, Alegoria, Enredo, Comissão de Frente e Pontualidade. Em caso de empate, o primeiro critério de desempate é o quesito Bateria.
A Escola vencedora receberá o prêmio de 2.200 reais, mais o troféu. A vice-campeã levará 1.700 reais, e o troféu. Já a terceira colocada embolsará 1.200 reais, além do troféu.

A ordem de apresentação está baseada conforme a classificação obtida em 2010 
Às 21 horas - Grêmio Recreativo Sol Nascente  
Às 22 horas - Guerreiros da Paz
Às 23 horas - Mocidade, Unidos da Vila  

Após o Carnaval, as escolas serão obrigadas a prestar contas com a Prefeitura até o dia 30 de junho.






Nenhum comentário: