quarta-feira, 3 de maio de 2017


A principal praça de São João da Boa Vista (SP), a Coronel Joaquim José, na região central da cidade vai receber no próximo dia 14 de maio, domingo, mais uma edição do Circuito Sesc de Artes.

O evento, realizado por meio de parceria entre Prefeitura e Serviço Social do Comércio (Sesc), apresenta uma série de atrações programada das 16h30 às 21h30. Show musical, apresentação circense, cinema, artes visuais, dança e literatura constam na programação.

A parte musical destaca o sexteto Ordinarius. É uma banda que vem do Rio de Janeiro trazendo um repertório de gêneros brasileiros e internacionais.

DJ Pardí é outra novidade. Com influências da música popular brasileira e latino-americana, o artista reúne apresentações nas mais importantes casas de espetáculos da capital paulista.

No campo das artes visuais, uma das atrações aguardadas são as Splashcletas, intervenções do artista Guilherme Teixeira, que exibem bicicletas adaptadas que funcionam como máquinas de pintura. O participante pedala e aciona a rotação do papel que fica em frente à splashcleta, enquanto um outro escolhe as cores e a forma de aplicação da tinta.

O Cinema Olho também promete encantar o público com detalhes dos primórdios do cinema em minis sessões temáticas que exibem os primeiros beijos, primeiros monstros e os primeiros efeitos especiais da história da sétima arte.

Os Miniteatros de Sombras do Grupo Girino também vêm a São João. A trupe mineira leva em caixas suas quatro peças pequenas em tamanho e duração. O espectador assiste à apresentação espiando em um olho mágico e com auxílio de fones de ouvido. As narrativas oníricas realizadas com a técnica do teatro de sombras duram 2 minutos.

Do lado literário, tem o espetáculo Pé da Letra, com o Coletivo Muda Práticas. A atividade inclui marcadores de livros que frutificam galhos de uma curiosa árvore. No pé da letra, frases poéticas impressas nos marcadores convidam o público a conhecer obras de autores como Cecilia Meireles, Mel Duarte e Manoel de Barros.

O Encontro Atlântico, interpretado pelo Ballet Afro Koteban, é outro destaque da programação. Trata-se de uma produção coletiva, formada por artistas da Guiné e da diáspora africana no Brasil, que busca pensar a atualidade da ancestralidade africana por meio do Oceano Atlântico. São cinco músicos que tocam djembés e doundouns, diferentes tipos de tambores, e três dançarinas.

O circo também estará presente no Circuito Sesc, com as Caixas Mágicas, com o ilusionista Mario Kamia. A caixa, elemento-chave para o profissional, é o centro deste espetáculo que explora desde equipamentos feitos com caixas de papelão até as grandes caixas de ilusionismo. A performance inclui números como a mesa da morte em que aspectos descem sobre o corpo do ilusionista e não o atingem.

Portanto, diversas atrações culturais disponíveis para a população de São João e região, no domingo, 14 de maio. 

Nenhum comentário: