sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Comitê Organizador da Copa 2014 estará em São João após o carnaval

Única cidade a revelar dois capitães mundiais com a Seleção Brasileira - nas Copas de 1958 (Belini) e de 1962 (Mauro) -, São João da Boa Vista (SP) poderá registrar na história outra marca importante: a estadia de uma das seleções na Copa de 2014. Nos próximos dias 24,25 e 26; após o carnaval, a equipe do COL - Comitê Organizador Local da Copa 2014 - estará em São João para vistoriar os locais esportivos, que poderão servir como Centro de Treinamento de Seleções no Mundial.

Para que isso seja concretizado, será necessário atender a uma série de exigências da FIFA. Os pré-requisitos incluem desde a quantidade de quartos no hotel até a distância da cidade ao aeroporto. Atento à possibilidade de ver São João na Copa, o prefeito Nelson Nicolau esteve em São Paulo na quinta-feira (9), onde participou do “2º Seminário Cidade Base - Oportunidades e Desafios em sediar Centros de Treinamento de Seleções para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014”.  Realizado no Palácio dos Bandeirantes, o evento contou com a presença do governador Geraldo Alckmin e do técnico Luis Felipe Scolari – pentacampeão com a Seleção Brasileira em 2002.

A equipe do COL tem vistoriado as cidades candidatas com o objetivo de oferecer às seleções um catálogo com as opções que cumprem os pré-requisitos da FIFA. O hotel deve ter disponibilidade mínima de 55 quartos com ar-condicionado ou aquecedor (considerando o clima na região nos meses de junho e julho). O serviço de restaurante deve atender, no mínimo, 55 pessoas, estilo Buffet, que seja reservado 24 horas para uso exclusivo da seleção. A sala para conferência de imprensa deve ter estilo cinema e capacidade mínima de 100 pessoas. A cidade deve ser próxima de um aeroporto com capacidade para receber aeronaves de aproximadamente 120 passageiros e que permita voos noturnos. As seleções exigem uma distância máxima de até 60 minutos de deslocamento Hotel-Aeroporto, via ônibus. O centro de treinamento deve ter, pelo menos, um campo em excelentes condições e medidas oficiais, além de SPA, piscina e área fitness. O tempo de deslocamento hotel-CT, em ônibus, deve ser de, no máximo, 20 minutos.

Durante o evento, o governador Geraldo Alckmin anunciou uma linha de crédito da Agência de Fomento Paulista e o aumento do valor do investimento permitido para projetos beneficiados pela Lei de Incentivo ao Esporte. Os juros serão de 2% ao ano (mais IPC/FIPE), subsidiados pelo governo estadual e com prazo de pagamento de 10 anos. O benefício está disponível para a administração pública e para a iniciativa privada para uso na construção, reforma ou modernização de arenas ou centros de treinamento. No caso do investidor privado, o crédito também é oferecido a hotéis e pousadas. Em relação à Lei de Incentivo, o valor permitido para a captação dos recursos junto às empresas irá dobrar. O limite passou de 60 mil UFESPS para 120 mil, o equivalente a R$ 2,250 milhões.

Mais de 40 municípios de São Paulo são candidatos a hospedar uma seleção durante sua participação na Copa do Mundo. Em 2011, São João da Boa Vista esteve entre as 37 cidades paulistas que apresentaram projeto e foram selecionadas de acordo com pré-requisitos estabelecidos pelo Comitê Organizador para fazer parte de um guia de sugestões de hotéis e centros de treinamento.

Conhecida como a “Cidade dos Crepúsculos Maravilhosos”, São João da Boa Vista possui aproximadamente 84 mil habitantes e fica há 231 quilômetros da capital São Paulo. O município se encontra na Média Mogiana e faz parte da 5ª Região Administrativa do Estado.
Terra de tantos artistas como Guiomar Novaes, Pagu, Badi Assad, Fernando Furlanetto e Geraldo Filme, a cidade tem o privilégio de ter revelado para o futebol, dois jogadores que foram capitães da Seleção Brasileira em duas Copas do Mundo: Belini (1958) e Mauro (1962).  
 A cidade ainda descobriu outros craques para o futebol: Cassianinho (Fluminense), Paschoal Fiori (Palmeiras), Quinho (São Paulo), Paulinho Maclaren (Santos), Finazzi (Corinthians), Nenê Bonilha (Corinthians) e Alessandro Nunes (América MG).

São João da Boa Vista conta com três clubes tradicionais: Sociedade Esportiva Sanjoanense, Palmeiras Futebol Clube e Clube Mantiqueira. Além das atividades esportivas, a cidade oferece algumas atrações turísticas como a Pedra Balão, as Cachoeiras do Mirante, a Fazenda Cachoeira, e a Serra da Paulista.

Na área da educação, encontram-se instalados: 03 centros universitários (UNIFAE, UNIFEOB e IFSP) 26 escolas municipais, 13 estaduais e 27 particulares, além das escolas de ensino profissionalizante e de qualificação profissional, como: SENAI, SENAC e SEBRAE. O IDH de São João da Boa Vista está em 15ª colocação entre os 645 municípios do estado de São Paulo e ocupa a 47ª melhor índice de IDH no Brasil.




Nenhum comentário: