terça-feira, 6 de setembro de 2011

Workshop "Narizinho" será ministrado na Semana Guiomar Novaes



Entre as atrações da 34ª Semana Guiomar Novaes programada para começar neste sábado, dia 10 de setembro, em São João da Boa Vista, está o workshop “A Menina do Nariz Arrebitado”, que será realizado gratuitamente na Oficina Cultural Guiomar Novaes, para crianças com idades de 7 a 10 anos. O conteúdo será ministrado em dois períodos (manhã e tarde) pela arte-educadora, Rosângela Nogueira.

O objetivo é divulgar a vida e a obra de Guiomar Novaes numa linguagem de fácil acesso ao universo infantil e, mostrar a semelhança da personagem “Narizinho” criada por Monteiro Lobato, além de fortalecer no ensino infantil e fundamental, um pouco da artista prodigiosa que conquistou o Brasil e o Exterior.

“Vamos iniciar a história de Monteiro Lobato criando uma atmosfera envolvente por meio da história sobre Narizinho, o Sítio do Pica Pau Amarelo e a semelhança da infância de Guiomar Novaes. A oficina inclui material fotográfico para observação, vídeos e audição das composições de autoria da pianista destinada às crianças. Para melhor aproveitamento da temática será criado um livro com os comentários e desenhos elaborados pelas crianças participantes”, afirmou Rosângela.

Para participar, é necessário que a criança tenha o domínio da escrita, pois, haverá a elaboração de um livro. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Oficina Cultural Guiomar Novaes (Casa Rosa), localizada a Rua Prudente de Moraes, Centro de São João da Boa Vista. Vale lembrar que o workshop será ministrado nos dois sábados (10 e 17) das 9h às 12h e das 14h às 18h. Apenas 15 vagas estão disponíveis.

A idéia de ministrar o workshop surgiu em 2008, quando o trabalho foi apresentado na Escola Estadual Professora Maria Leonor Alvarez e Silva. Devido ao excelente desempenho e a importância da temática, a equipe da Oficina Guiomar Novaes sugeriu ao Departamento de Cultura e a Secretaria de Estado da Cultura que incluíssem a oficina na programação da semana que homenageia a pianista sanjoanense.

“É privilégio poder fazer parte desta programação, e, sobretudo estreitar a distância dos universos culturais. Sendo um Workshop destinado a formação cultural das crianças dentro deste contexto, sem dúvida sua participação e apreciação serão efetivas”, finalizou a arte-educadora.

Nenhum comentário: