sábado, 9 de abril de 2011

Crescimento

É preciso de ousadia para se conquistar algo que é tão sonhado por uma pessoa. Às vezes, o que parece ser impossível só é impossível, porque não arriscamos, porque temos o medo de não dar certo. O ceticismo acaba sendo o principal obstáculo que nos impede de crescer.

Destacamos, por exemplo, um time de futebol que precisa de um resultado positivo para ser campeão. Detalhe: o jogo é fora de seus domínios e contra um adversário, pelo menos na teoria, superior.

E agora, arriscar ou não arriscar? Se arriscar, o time ficará exposto podendo levar gols, o que deixaria o título cada vez mais longe. Por outro lado, se a equipe fica somente na defensiva, de nada adianta, pois, para vencer é preciso balançar a rede adversária. É neste momento que entra a atitude de partir pra cima e acreditando sempre.

Se der certo, mérito pela coragem. Se der errado, fica o sentimento de que valeu a pena arriscar independentemente do resultado. Em todas as fases da vida, passamos por momentos semelhantes. Tomar uma decisão importante não é fácil, por mais que tenhamos coragem.

No entanto, quando temos vontade de crescer, todas as tentativas são válidas. É preciso arriscar, sim. Ao desistirmos de um projeto, alegando que ele não deu certo por várias vezes, estamos desacreditando de nós. Se mudarmos alguns detalhes e insistirmos no projeto, não tenha dúvida do sucesso. Afinal, o tradicional ditado diz: “água mole pedra dura, tanto bate até que fura”.

Nenhum comentário: